sexta-feira, 20 de abril de 2007

FOLCLORE


Existem muitas pessoas que simplesmente sabem que são de nacionalidade Portuguesa. Mas se lhe perguntarmos quais as suas origens , não sabem. O Folclore pode ajudar, porque o folclore não é só subir para um palco e dançar, para se dançar temos que fazer pesquisas sobre os usos e costumes da região,saber como se vestiam as pessoas naquela altura.Tudo isto é cultura. Mas o que me entristeçe é saber que muitos jovens e não só, ainda pensem que o folclore é só para os "aldeões" ou que fazer parte de um grupo de folclore é coisa "fatela".Pois eu digo-vos que não, fazer parte de um grupo de folclore é muito bom e enriquecedor. Conhecemos inumeras pessoas, não só do nosso país como de outros países,os ensaios são feitos um ambiente de amizade e partilha de conhecimentos. Faco-vos um apelo, procurem um grupo na vossa area e inscrevam-se, pois a cultura não é só bares e discos.

3 comentários:

Pekena disse...

Gostei mutio deste post :)
É engraçado que sempre que oiço falar em folclore lembro-me da Madeira. Lá existem grupos numerosos associados ao folclore, sendo uma prática típica da região. Muito bonita mesmo :)

De facto é bem verdade o que dizes, existe esse estereótipo incutido nas pessoas. Nunca tinha pensado, mas que raio de ideia é esta de se pensar que o folclore é só nos "aldeões"? Para bimbos??
Não, claro que não.
Os jovens da cidade nem sequer ouvem falar disto.

Mas olha que se o Cristiano Ronaldo até decidisse entrar numa actividade destas, as pessoas já poderiam ver o folclore de uma outra forma!

Bom fim-de-semana.
Bjs da Pekena***

Alexandre disse...

Há uma coisa que me desgosta e me entristece no povo português: acho que é o único povo do mundo que denegride, escarnece e diz mal-diz o seu próprio folclore! O que é uma vergonha! Os irlandeses cantam as suas origens nos bares, os espanhóis cantam e dançam flamenco em plena rua... só os portugueses têm vergonha dos eu próprio folclore!!!

Abraços!!!

Esperança disse...

Um destes dia ainda vou com a sua esposa "Folclar" até porque eu adoro dançar. Sabia que na minha terra antes de iniciarem as festas de Agosto após as procissões temos sempre um rancho e as senhoras têm de acompanhar...é muito giro adora a tradição!!!!!! É fenomenal tenho mais veia rural que citadina ai se eu pudesse..não pensava duas vezes em me mudar..
Bem com tudo isto dançar folclore não sei mas um corridinho acompanho-o sem margem de dúvidas!!!

Esperançadas Saudações*****