sexta-feira, 27 de abril de 2007

DIA DA MÃE


As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.Segundo Anna Jarvis seria objectivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe. Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás. Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo. Quem quiser presentear a sua Mãe e não souber com o que, deixo-vos aqui algunas ideias:
Flores, Perfume,Postal ou simplesmente um beijinho.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não terei de certeza uma flor, um perfume, um postal para festejar este dia...
...mas sei que terei com toda a certeza
UM BEIJINHO TEU

Quem sabe se no ano que vem não terei uma flor, um perfume, e um postal...

Alexandre disse...

Obrigado pela explicação, por acaso não sabia.

Pena que o Dia da Mãe esteja tão comercializado - mas apesar de tudo penso que é bom comemorá-lo! Sempre! Se possível todos os dias!!!

Abraços!!!

Pekena disse...

Prabéns pelo post Silva :)

Desconhecia a origem di dia da Mãe, agora já sei um pouco mais!
Espero que todos nós possamos comemorar este dia por longos anos e com muita alegria.
Mãe é única... eu ADORO a minha :)

Boa sugestão a sua: flores, perfumes, postal, beijinhos :D

Beijinhos da Pekena***

Esperança disse...

Bom Post! Agora já sei a origem!
Felizmente ainda tenho mãe e por sinal uma grande Mãe que amo muitoooooooooooooo por isso irei brindá-la de miminhox!
Pois eu ainda só sou filha lolll

Esperançadas Saudações de um dia da Mãe muito feliz!!

mymind disse...

gostei d passar por ca =)
bm feriado,bjinhos

Gonçalo disse...

Tento fazer com que todos os dias sejam Dias da Mãe, no entanto o Dia da Mãe é especial e se não surgir o presente ideal material, esse presente será o amor e o carinho que um filho pode oferecer para a sua mãe:) Muito provavelmente vai ser o meu...
Grande abraço e fica bem;)